Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7ºanos 2024
- 8º ano A - 2024
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
sábado, 25 de abril de 2015
sexta-feira, 24 de abril de 2015
segunda-feira, 20 de abril de 2015
PONTUAÇÃO
Você tem dificuldades para usar a pontuação em seus textos?
Aproveite o material que selecionei para você, faça uma revisão das regras para o uso da pontuação e pratique realizando os exercícios. Mas, se ainda restarem dúvidas, envie uma mensagem para mim que terei o prazer de tirar as suas dúvidas na próxima aula ou na próxima postagem do Blog.
Até lá e aproveite o material para estudar e aprender um pouco mais sobre o emprego da pontuação!
Abraços e bons estudos!
Prof.ª Francisca
Aula 1:
Aula 2:
Links para acessar e realizar exercícios:
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Textos Jornalísticos - 1ª Página do Jornal
Acesse o link abaixo e conheça a página do site do Jornal A Folha de São Paulo virtual confira a diferença de elementos entre as páginas do jornal impresso(acima) e o jornal virtual.
http://www.folha.uol.com.br/
sábado, 11 de abril de 2015
PROPAGANDA
Olá, alunos!
Tudo bem?
A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso?
Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf
Tudo bem?
Nas próximas aulas, o tema das nossas aulas será Propaganda.
A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc
A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc
A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso?
Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude,
pare, use...
Então, vamos lá!
Para que você acha que serve uma propaganda?
A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto.
Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.
Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”?
Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no
modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo
uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.
FIQUE ATENTO!
Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf
A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço. Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores.
As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.
Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca.
Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?
Exercício
Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
- Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
- Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
- Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal?
- Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
- Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
- O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?
segunda-feira, 6 de abril de 2015
LINGUAGEM INFORMAL
E LINGUAGEM FORMAL
Uma mesma
pessoa pode escolher uma forma de linguagem mais conservadora numa situação
formal ou um linguajar mais informal, em situação mais descontraída.
Quantas
vezes, isso não acontece conosco, no cotidiano?
Linguagem informal
Fonte: http://www.sitebarra.com.br/wp-content/uploads/2013/03/7649daa8e220120928121440.jpg
Na
comunicação informal é permitido o uso coloquial da língua:
1. Variante espontânea;
2. Utilizada em relações
informais;
3. Sem preocupações com as
regras rígidas da gramática normativa;
4. Presença de
coloquialismos, gírias (expressões próprias da fala), tais
5. como: pega leve, se toca, tá
rolando etc.
6. Uso de formas reduzidas ou
contraídas (pra, cê, peraí, etc.);
7. Uso de “a gente” no lugar
de nós;
8. Uso frequente de palavras
para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Linguagem Formal
Há necessidade de se adequar a
linguagem à situação de comunicação. Para cada situação, há um tipo de
linguagem adequada.
Uma entrevista para procurar emprego é
muito diferente de uma roda de conversa entre amigos. Por isso, uma entrevista,
a uma reunião de trabalho ou uma palestra são situações de conversa formal.
Nessas situações é necessário ficar
atento:
- Ao grau de formalidade da ocasião;
- À necessidade de uso do padrão culto da língua
(sem uso de gíria), mais próxima da
- Língua escrita;
- À situação que exige mais seriedade;
- O cuidado com o modo de falar,
- À postura e à maneira de vestir-se;
- Ao uso da linguagem formal.
Entrevista de emprego
Fonte: http://www.eurodata.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/entrevista-de-emprego.jpg
Fonte: http://www.eurodata.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/entrevista-de-emprego.jpg
Fonte:http://pmigo.org.br/site/wp-content/uploads/2012/05/IMG055.jpg
Assinar:
Postagens (Atom)