Meu cantinho de leitura e estudos

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quinta-feira, 28 de maio de 2015

Uma proposta para auxiliar o aluno a desenvolver sua autonomia na produção escrita.


FICHA DE AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO

Itens
Aspectos a servem avaliados na produção escrita
 SIM
NÃO
  1.  
O texto tem título adequado ao tema proposto?


  1.  
Dividiu as partes do texto em diferentes parágrafos?


  1.  
Deixou o distanciamento da margem para indicar o início de cada do parágrafo?


  1.  
Iniciou todos os parágrafos com letra maiúscula?


  1.  
Nomes próprios foram escritos com letra maiúscula?


  1.  
Desenvolveu seus parágrafos com mais de 3 frases? Tem três pontos finais diferentes dentro do mesmo  parágrafo?


  1.  
Desenvolveu seus parágrafos com uma única (longa) frase? Tem apenas um ponto final?


  1.  
Escreveu uma narrativa com menos de cinco parágrafos?


  1.  
Escreveu uma narrativa com mais de cinco parágrafos?


  1.  
Sua letra está legível?


  1.  
Escreveu uma narrativa com menos de cinco parágrafos?


  1.  
Pontuou adequadamente as frases internas de cada parágrafo?


  1.  
Organizou diálogos? Pontuou adequadamente o final de cada fala?


  1.  
Escolheu o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa)?


  1.  
Manteve o foco narrativo durante a narração?


  1.  
Fez descrição do lugar onde aconteceram os fatos?


  1.  
Utilizou palavras ou expressões que fazem referência ao tempo para indicar na história quando os fatos aconteceram?


  1.  
Deu  nome aos seus personagens e fez a descrição de cada um deles?


Roteiro para produção de relato da visita ao Center Vale Shopping para alunos dos 6º anos



EMEF. PROF.ª LÚCIA PEREIRA RODRIGUES

Aluno(a): ..........................................................................  6ºAno....

ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE RELATO DA VISITA AO CENTER VALE SHOPPING

1- O quê? (qual foi o fato ocorrido? ) Quando? (Data/Mês) Onde? (Lugar)

No dia 27 de maio, os alunos do 6º ano B da EMEF. Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues  visitaram ...


2- Desenvolvimento: Quem recebeu o grupo? Conte das atividades do auditório?

3- Prática de campo: Conte o que você aprendeu na visita à Estação de Tratamento de Esgoto, Fábrica de sabão e Composteira. Conhecemos o trabalho desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgoto ...


4-    Avaliação da atividade: A proposta dessa visita pela escola é................................................porque..............................................


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vamos verificar o que você sabe sobre Conotação e Denotação?

Aula do dia 28/05/15 - Turma: 7º Ano B

Atividade para verificação da aprendizagem

Uso da Linguagem Figurada

Observe e leia atentamente as Charges abaixo e, em seguida, responda aos questionamentos propostos pela professora:

Figura1:

http://dicasdiariasdeportugues.com.br/wp-content/uploads/2015/05/figuras-de-linguagem-05.pdf

1) Confira os significados atribuídos à palavra REDE na enciclopédia digital: Wikipédia:

Rede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Wikcionário
Wikcionário possui o verbeterede.
REDERede ou Redes pode referir-se a:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede

 2) Conhecendo os significados que podem ser atribuídos à palavra REDE, responda:

a) No diálogo entre as personagens da Charge,  foi atribuído um único significado para a palavra REDE pelas personagens? Explique, procurando relacionar sua resposta com a pesquisa da Wikipedia.


b) À palavra REDE na Charge foi atribuído o sentido Real ou Figurado? Explique.

c) Escreva uma frase utilizando um sentido diferente à palavra Rede daqueles atribuídos pelas personagens da Charge.

3- Leia o fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade:

No Meio do Caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade, ao escrever o poema No meio do caminho, utiliza a palavra “pedra” repetidamente. No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, um dos significados do vocábulo refere-se à “matéria mineral sólida, dura, constituída da natureza das rochas”.

a) Qual o(s) significado(s) atribuído(s) pelo poeta Carlos Drummond de Andrade à palavra PEDRA no texto?

b) Essa palavra foi empregada no texto no sentido Literal ("ao pé da letra") ou Figurado (conotativo)?









domingo, 24 de maio de 2015

sábado, 23 de maio de 2015

Orientações para criação de um conta do Google

Os estudantes do 6º e 7º ano B deverão criar uma conta do Google para criação de um Gmail, que facilitará o  acesso às ferramentas educacionais do Google que serão utilizadas pela professora de Português. Mas para isso, é preciso conhecer as regras de restrições de idade e segui-las corretamente.
Caso o estudante não possua a idade mínima, a conta deverá ser criada em nome dos pais, para que os mesmos possam monitorar o conteúdo e as atividades que serão realizadas por seus filhos.

Abaixo seguem as orientações do próprio GOOGLE, leia atentamente e conversem com seus pais:
Restrições de idade nas Contas do Google
Abaixo estão os restrições de idade mínima para possuir uma Conta do Google:
  • Estados Unidos: 13 anos ou mais
  • Espanha: 14 anos ou mais
  • Coreia do Sul: 14 anos ou mais
  • Holanda: 16 anos ou mais
  • Todos os outros países: 13 anos ou mais
As Contas do Google são um sistema de login unificado que concede acesso a produtos como o Google+, Gmail, YouTube e muito mais. Saiba mais sobre as Contas do Google
Contas em domínios do Google Apps for Education podem ter diferentes restrições de idade. Saiba mais sobre o Google Apps for Education

Restrições de idade para produtos específicos

Alguns produtos do Google têm restrições de idade diferentes. Veja alguns exemplos:
  • YouTube: quando um vídeo do YouTube tem restrição de idade, uma tela de aviso é exibida, e apenas usuários com 18 anos ou mais podem vê-lo. Saiba mais sobre vídeos com restrição de idade.
  • Google Wallet: 18 anos ou mais
  • Google AdSense: 18 anos ou mais
  • Google AdWords:18 anos ou mais

Conta desativada devido a data de nascimento incorreta

No Google+ e em outros produtos do Google, se você inserir uma data de nascimento que indique que você não tem idade suficiente para ter uma Conta do Google, sua conta poderá ser desativada. 
Mais informações acessem:
https://support.google.com/accounts/answer/1350409?hl=pt-BR

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Modos de narrar: 1ª pessoa ou 3ª pessoa?


Por: Haruka Lanovishin



Lembramos, antes de tudo, que não existem regras para se escrever fanfictions, existem os padrões das línguas (língua portuguesa, língua inglesa e etc.) e conceitos entre escritores mais experientes (como a estruturação, o desenvolvimento dos personagens e outros). Se escrever é expor o que pensamos e imaginamos, então que façamo-lo do modo como acharmos melhor, mas se esforçar um pouco em prol de quem lê não machuca e nem arranca pedaços, certo?

Pois bem, entremos no assunto de hoje, que é, nada mais nada menos que: escrevo a minha história em 1ª ou em 3ª pessoa?

Essa é um pergunta que muitos de nós nos fazemos ao iniciar um texto narrativo, e podemos afirmar que não há um modo exato, quando usar uma pessoa ou a outra ou quando não usá-la. O correto a se levar em conta é qual das duas pessoas é melhor para a história. Tanto em 1ª pessoa quanto em 3ª pessoa a trama pode fluir normalmente, mas existem suas diferenças, que explicarei mais embaixo.

O primeiro passo quando chegamos nesta etapa – ou seja, onde decidir em qual pessoa a história se desenrolará – é pensar: como eu quero que os fatos ocorram? O quanto do suspense pode ser revelado conforme o desenrolar da história? Como serão os personagens, como eles irão interagir? E, principalmente: como eu quero que seja a narração?

Vamos começar com um exemplo: 

"Eu corria desesperadamente, olhava para trás a todo o momento para tentar ver se ele estava muito perto. Podia ouvir o barulho de seus passos rápidos logo atrás de mim e o som de sua respiração afoita pela corrida, mas o que prevalecia era o som das batidas do meu coração disparado. Disparado pelo esforço da corrida, pelo medo, pelo receio de ser pega, pelo desespero…"


A narração em primeira pessoa sempre dará ênfase aos sentimentos do personagem, porque ele é quem conta os fatos. Há drama, há sentimentalismo, há emoções. Uma adolescente apaixonada narrando sua história de amor a encheria de paixão, de rebeldia, principalmente de sentimentos negativos em relação a si mesma e à correspondência do seu amor, pois o texto sofre a influência dos sentimentos do personagem, devido a narração estar sob o seu ponto de vista.

Já a 3ª pessoa narrando seria algo mais "distante":

"Ela corria desesperadamente, olhava para trás a todo o momento para tentar ver se ele estava muito perto. Ela podia ouvir o barulho dos passos rápidos atrás de si e o som da respiração afoita dele pela corrida, mas o que prevalecia era o som das batidas de seu coração disparado de medo, de receio e de desespero."


O narrador não participa da história, ele vê e sabe de tudo. Ele tem uma visão ampla dos fatos. Isso não acontece na narração em primeira pessoa.

Então, como eu sei quando usar um ou quando usar o outro?


Vamos ressaltar que o que você escolher será o que você usará o tempo inteiro na história. Não fique trocando as pessoas do discurso só porque, usando o que você escolheu, não dá para colocar uma cena ou outra. O desafio é encaixar as cenas no enredo dentro da narração escolhida. Ficar trocando a pessoa que narra apenas deixará os leitores confusos, fora que os mais experientes ou irão comentar que é incômodo ou deixarão de ler, e ninguém quer perder leitores por causa de um detalhe tão pequeno, não?



Agora vamos tentar demonstrar mais algumas diferenças entre uma narração e a outra em algumas situações:


Saber o que acontece em outros lugares:

Se narramos em primeira pessoa, não tem como nós sabermos o que o nosso namorado, por exemplo, está fazendo em sua casa quando estamos na nossa. Nosso personagem também não sabe. Não tem como saber o que acontece no Norte estando no Sul, só se alguém contar ao personagem ou ele descobrir de algum modo, mas devemos nos lembrar de que: se a narração está na 1ª pessoa, e é o personagem quem narra, então o narrador não sabe tudo o que acontece.

Já na 3ª pessoa, não, além de o narrador saber tudo o que acontece, ainda pode revelar o que acontece em outros lugares sem que seja necessária a presença do personagem principal.


Comentar o que acontece em outros lugares:

Em primeira pessoa, se o personagem está em sua casa, narrando o que está assistindo na televisão, como é que ele sabe o que acontece no colégio onde estuda naquele exato momento em que ele está em casa? Simples, o personagem não sabe. Saberá quando alguém lhe contar, claro, mas, a menos que ele tenha poderes psíquicos que o fazem saber tudo o que acontece no mundo enquanto está no Havaí, ele não sabe, e ficará sem saber.

Para que ele possa comentar sobre outros lugares, a solução é fazer com que ele descubra de algum modo, e como ele descobrirá é o desafio de se escrever em 1ª pessoa.
Saber o que o outro personagem pensa:

Assim como não somos capazes de saber o que as outras pessoas pensam, nosso personagem também não (só se ele tiver poderes como os X-men, se não, é melhor desistirmos da ideia). Vamos nos lembrar de que o limite para a narração em primeira pessoa é narrar baseado no personagem, no que ele sente, pensa, sabe.

Fazer suposições é diferente de saber o que a pessoa pensa: "Eu acho que ela está falando mal de mim." "Conhecendo-a como a conheço, sei que ela está falando de mim." "Ela definitivamente está falando de mim." O último exemplo passa uma sensação de que o personagem não pode afirmar com toda a certeza que é dela que estão falando, e é essa certeza que a narração em 3ª pessoa tem, mas a narração em 1ª pessoa, não.

É isso, pessoal, há outros exemplos, mas seria necessário muitas páginas para comentar sobre todos. O jeito mais fácil é se perguntar: é viável que essa condição, pensamento, narração, cena e etc. aconteça na narração em 1ª pessoa sem a ajuda de poderes sobrenaturais ou psíquicos? Basta analisar de modo mais realista, tornando seu personagem o mais humanizado possível, afinal, escrever sobre fantasia é legal, mas existem coisas que podem forçar a barra, principalmente se a sua história não for em um mundo de magias e essas coisas sobrenaturais, mágicas ou ninjas.

Fonte:http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2013/03/modos-de-narrar-1-pessoa-ou-3-pessoa.html

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ortografia - a turma, o pessoal, a gente, nós, eles e o verbo

Ortografia -a gente nós - conjugação correta

Ortografia - verbo vir e ver

Ortografia - verbo vir e ver

Ortografia - Eu, nós , a gente e o verbo

Ortografia - conjugação de verbos - Língua Portuguesa

Estrutura dos Verbos.

Modo Indicativo.

Modo Subjuntivo.

Modo imperativo.

Denotação e Conotação

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Chama-se Semântica o ramo da língua portuguesa que estuda o significado das palavras. Os conceitos de denotação e conotação referem-se ao uso das palavras e suas possibilidades.

Denotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido real, literal, próprio de dicionário, com significado restrito. É muito comum o uso da linguagem denotativa nos textos jornalísticos e científicos.



Na tirinha acima, as expressões estão em seu sentido denotativo, e o humor é obtido pelo enunciado do segundo quadrinho e a expressão de desaprovação de Helga, esposa de Hagar.

Conotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido figurado, com significação ampla. O sentido conotativo é próprio da criatividade do falante e remete às inúmeras possibilidades existentes na língua. É muito comum o uso da linguagem conotativa nos textos literários, principalmente através das figuras de linguagem.









Na tirinha acima, a expressão "pendurar a conta" está utilizando o sentido conotativo da língua.

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Vejamos alguns exemplos de frases utilizando os dois modos a partir das seguintes palavras:

ovelha – coração – traíra – mão – chave – baleia – olhos – cobras – gata – pantera


Denotação
Conotação


As ovelhas são animais gregários, sensíveis e inteligentes.
“Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada...” (Gregório de Matos)
Meu avô fará uma cirurgia nocoração.
João mora no coração da Amazônia.
Pescamos várias traíras no sábado.
Sempre desconfiei de que ele fosse umtraíra.
Queimei a mão ao preparar o almoço.
“Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)
Esqueci as chaves do carro em casa.
Um dia descubro a chave do seu coração.
As baleias correm sérios riscos no futuro.
O André está uma verdadeira baleia.
Seus olhos estavam lacrimejando.
Fura os olhos do tempo... (Miguel Torga)
O Instituto Butantan possui as mais diversas espécies decobras.
Minha sogra é uma cobra.
gata não parava de miar.
A atriz Jennifer Connely é uma gata.
Um filhote de pantera de apenas 2 semanas foi adotado por uma cadela no zoológico de Belgrado.
“Somente a ingratidão, esta pantera, foi sua companheira inseparável.” (Augusto dos Anjos)


Fonte: http://veredasdalingua.blogspot.com.br/2011/06/denotacao-e-conotacao.html

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