Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 27 de junho de 2015

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM



A sala de aula é um espaço para diálogo, manifestações de respeito, solução de conflitos e estabelecimento de laços de confiança. 


Fatores de sucesso da aprendizagem

Proximidade e acolhida física podem ser fatores de encorajamento primordiais para o sucesso da aprendizagem dos estudantes. Um estudo com alunos de seis anos, em três classes de uma escola particular desenvolvida por Leite e Tassoni (2001) revelou:

Proximidade física entre professor e alunos proporciona: tranquilidade, encorajamento, segurança e confiança. Sentindo-se encorajado e capaz, o estudante realiza a atividade proposta com êxito.

Incentivo e apoio (conteúdo verbal) do professor durante a execução das atividades é importante para que os alunos não desistam de realizar as propostas, mesmo diante de dificultadas.

O sucesso da aprendizagem depende das relações estabelecidas na sala de aula, um espaço que deve se tornar aberto ao diálogo, às manifestações de respeito, ao incentivo; enfim à afetividade.

Recomendo ainda que assistam ao filme:



quarta-feira, 24 de junho de 2015

PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO



Roteiro para criação
de uma narrativa com conflito:

Enredo: Contar uma história que explore o problema da escassez de água.
Foco Narrativo: Em terceira pessoa – narrador-observador.
Personagem principal: Pedro.
Lugar: Na rua.
Quando: Durante o período da manhã.

Conflito: O personagem está com sede e tem dificuldade para saciar sua sede, devido à falta de água.

Clique nos links abaixo e acesse as dicas para a criação de uma narrativa com conflito:



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Saiba mais sobre as causas e consequências da seca na Amazônia



Assista a reportagem do Jornal da Cultura realizada em 2011:





De acordo com o governo federal o avanço da pecuária na amazônia tem causado um grande impacto ambiental .A polêmica aumentou quando o Ibama divulgou uma lista com nome de pecuaristas que não podem vender os animais que estão no pasto. O boicote aos produtores acusados de desmate e queima ilegal tem gerado muita discussão:




Vídeo do cineasta canadense Todd William Southgate, denunciando o impacto ambiental da pecuária ( e da soja) no Brasil:


Saiba mais sobre a Seca.


Assista a reportagem da Rede Globo de 20/01/2013:



Primeira reportagem de 2013, da Série Retratatos da Seca no Ceará, da TV Verdes Mares. Mostra a dificuldade dos sertanejos para conseguir água em um ano de estiagem. Histórias de pessoas que mesmo com todas as adversidades não deixam a terra em que nasceram:


sábado, 13 de junho de 2015

Roteiro de trabalho para os alunos que não foram à visita

Roteiro para o trabalho:

Acesse o site:
http://www.centervale.com.br/card/basta-um-gesto

Pesquise o projeto desenvolvido no Shopping Center Vale para garantir ações de Sustentabilidade na empresa:

- Explique o que é o projeto;
- Reciclagem de Papel;
- Descarte de lâmpadas;
- Descarte de pilhas e baterias;
- Coleta Seletiva;
- Água de Reuso;
- Fábrica de Sabão.

Explique em cada item, como o shopping realiza cada uma das ações e de que forma elas colaboram para a preservação ambiental.

Orientações;

- Digite seu trabalho em Fonte Arial, tamanho 12 e utilize parágrafos justificados.
- Encaminhe com imagens para ilustrar cada ação do projeto.
- Enviar até 26/06/15 para o e-mail: francisprofessora@gmail.com

ROTEIRO DE TRABALHO PARA ALUNOS DO 7º Ano B


ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE RELATO DA VISITA AO CENTER VALE SHOPPING

1- O quê? (qual foi o fato ocorrido? ) Quando? (Data/Mês) Onde?

No dia 03 de junho, os alunos do 7º ano B da EMEF. Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues  visitaram ...................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................para ........................
(neste espaço fale do objetivo da visita, mínimo 5 e máximo 7 linhas) 

2- Desenvolvimento: Quem recebeu o grupo? Conte das atividades do auditório?
(máximo 15 linhas e mínimo 10 linhas)

3- Prática de campo: Conte o que você aprendeu na estação de tratamento, fábrica de sabão ...

Os alunos conheceram o trabalho desenvolvido na Estação de Tratamento de Água .... (sugestão para início do texto, máximo 17 linhas e mínimo 15 linhas)

4- Relate como foi sua experiência de entrevistar os funcionários do shopping? O que aprendeu com essa experiência? 
Realizando as entrevistas com os funcionários .... 

sugestão de início, máximo 9 linhas e mínimo 7 linhas)

Orientações:

- Desenvolvam as respostas, elaborando parágrafos detalhando cada assunto do texto.
- Coloque as fotos no meio do texto, procurando escrever um pequeno texto embaixo da foto (legenda) descrevendo a cena da foto.
- Os alunos que digitaram as entrevistas deverão enviá-las junto com o Relato.
- Os vídeos das entrevistas deverão ser colocados juntos ao item 4 do Relato.
- Façam uma boa revisão do texto, cuidem da ortografia, pontuação, uso da letra maiúscula e da organização do texto.
- Utilizem Fonte Arial,  tamanho 12 e justifiquem os parágrafos.

- Data do envio da atividade: 26/06/2015
- Email: francisprofessora@gmail.com

Bom trabalho às equipes!

Prof.ª Francisca

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI