Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - SOBRE PRONOMES


Abaixo segue uma lista de exercícios para você praticar.

exercícios

1-    cOMPLETE AS FRASES COM OS PRONOMES EU (pessoal do caso reto) OU MIM (pessoal do caso oblÍquo).
A)   O advogado deixou o documento para .............................levar ao cartório?
B)   O advogado deixou o documento para ...................?
C)   Para  ......................aceitar essa proposta, precisaria estar louco!
D)   Para .............................., aceitar isso seria uma estupidez.
E)    Já aconteceram muitas brigas entre..................e ela.
F)    Entre ..........................e...............................nunca houve desconfiança.
G)   Sem ................................ajudar, eles não conseguiriam terminar o trabalho.
H)   Sem ..............................., eles não conseguiriam terminar o trabalho.
2-    Leia este trecho de uma crônica sobre as desventuras de um mágico fracassado.
“Depois de passar alguns dias na cadeia – onde se tornou popular entre os presos pelo seu hábito de tirar cigarros acesos detrás de suas orelhas – o mágico foi posto em liberdade por falta de provas.”
(Luis Fernando Verissimo. In. O Nariz e outras crônicas)
a)   O pronome possessivo SEU está substituindo que nome(substantivo) no texto?
........................................................................................................................
b)   Uma leitura baseada unicamente nas informações da frase levaria a uma ambiguidade gerada pelo emprego do possessivo suas. Explique essa informação.
3-    Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a)(  ) você não pode ir sem eu.
b)(  ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
c)(  ) entre eu e tu não pode haver romance.
d)(  ) era para mim encontrar a solução do problema.
e)(  )  para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
4-    Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
5-    Complete as lacunas com o pronome adequado:
 “_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
 “A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
 “Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
“Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”


a)(  ) esse – essa – esta – estes;
b)(  ) este – esta – esta – estes;
c)(  ) este – esta – essa – esses;
d)(  ) esse – essa – essa – esses;
e)(   ) este – esta – essa – estes.


CASOS DE AMBIGUIDADE

Assim:
O professor comentou com os alunos suas deficiências.
O leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou dos alunos?
O que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
                            O professor comentou com os alunos sobre as deficiências deles.
                              O professor comentou com os alunos as deficiências dele, professor.

6-    Leia as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as mais claras.
A)   O pai pediu a filha  seus livros. .....................................................................................
B)   A advogada encontrou seu pai na sala. ..........................................................................
C)   Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos. ...............................................................

7-    Leia a piada abaixo e identifique o que causa humor ao texto. Explique.

 “O rapaz chega para o pai da namorada e, meio sem jeito, diz:
- Seu Francisco, eu amo muito a Soninha e...
- Eu sei – diz, sorrindo, o pai da moça. – Ela me disse...
- Então, seu Francisco... eu vim pedir a sua mão em casamento.
- Ué – diz o homem, em tom de brincadeira –, você ama a Soninha e quer se casar comigo?!”

8-    Produção de Texto para avaliação: Em dupla, crie uma piada que se utilize do recurso de ambiguidade provocado pelo possessivo “seu” ou suas flexões para provocar humor. Em seguida, analisem os sentidos possíveis de entendimento da piada e destaquem os referentes textuais dos pronomes possessivos utilizados em seu texto.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI