Abaixo segue uma lista de exercícios para você praticar.
exercícios
1- cOMPLETE AS FRASES COM OS PRONOMES EU (pessoal do caso reto) OU MIM (pessoal do caso oblÍquo).
A) O advogado deixou o documento para .............................levar ao cartório?
B) O advogado deixou o documento para ...................?
C) Para ......................aceitar essa proposta, precisaria estar louco!
D) Para .............................., aceitar isso seria uma estupidez.
E) Já aconteceram muitas brigas entre..................e ela.
F) Entre ..........................e...............................nunca houve desconfiança.
G) Sem ................................ajudar, eles não conseguiriam terminar o trabalho.
H) Sem ..............................., eles não conseguiriam terminar o trabalho.
2- Leia este trecho de uma crônica sobre as desventuras de um mágico fracassado.
“Depois de passar alguns dias na cadeia – onde se tornou popular entre os presos pelo seu hábito de tirar cigarros acesos detrás de suas orelhas – o mágico foi posto em liberdade por falta de provas.”
(Luis Fernando Verissimo. In. O Nariz e outras crônicas)
a) O pronome possessivo SEU está substituindo que nome(substantivo) no texto?
........................................................................................................................
b) Uma leitura baseada unicamente nas informações da frase levaria a uma ambiguidade gerada pelo emprego do possessivo suas. Explique essa informação.
3- Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a)( ) você não pode ir sem eu.
b)( ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
c)( ) entre eu e tu não pode haver romance.
d)( ) era para mim encontrar a solução do problema.
e)( ) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
a)( ) você não pode ir sem eu.
b)( ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
c)( ) entre eu e tu não pode haver romance.
d)( ) era para mim encontrar a solução do problema.
e)( ) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
4- Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
5- Complete as lacunas com o pronome adequado:
“_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
“A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
“Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
“Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
“_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
“A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
“Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
“Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
a)( ) esse – essa – esta – estes;
b)( ) este – esta – esta – estes;
c)( ) este – esta – essa – esses;
b)( ) este – esta – esta – estes;
c)( ) este – esta – essa – esses;
d)( ) esse – essa – essa – esses;
e)( ) este – esta – essa – estes.
e)( ) este – esta – essa – estes.
CASOS DE AMBIGUIDADE
Assim:
O professor comentou com os alunos suas deficiências.
O leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou dos alunos?
O que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
O professor comentou com os alunos sobre as deficiências deles.
O professor comentou com os alunos as deficiências dele, professor.
6- Leia as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as mais claras.
A) O pai pediu a filha seus livros. .....................................................................................
B) A advogada encontrou seu pai na sala. ..........................................................................
C) Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos. ...............................................................
7- Leia a piada abaixo e identifique o que causa humor ao texto. Explique.
“O rapaz chega para o pai da namorada e, meio sem jeito, diz:
- Seu Francisco, eu amo muito a Soninha e...
- Eu sei – diz, sorrindo, o pai da moça. – Ela me disse...
- Então, seu Francisco... eu vim pedir a sua mão em casamento.
- Ué – diz o homem, em tom de brincadeira –, você ama a Soninha e quer se casar comigo?!”
8- Produção de Texto para avaliação: Em dupla, crie uma piada que se utilize do recurso de ambiguidade provocado pelo possessivo “seu” ou suas flexões para provocar humor. Em seguida, analisem os sentidos possíveis de entendimento da piada e destaquem os referentes textuais dos pronomes possessivos utilizados em seu texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário